Na foto ilustrativa captada do Google, garota manda esperar a matéria prima |
Apresentador Jimmy Fallon também provou água e curtiu. Tempos difíceis para os recursos hídricos.
A boa notícia é que um dos caras mais ricos do mundo tem dedicado certa atenção e, claro, muito dinheiro para criar uma alternativa à iminente falta de água. Algo providencial, certo? No entanto, a alternativa é, no mínimo, peculiar. As fontes cristalinas de água seriam substituídas no caso por uma fonte mais orgânica, digamos, e bem mais nojenta: o seu cocô. Gates está investindo em uma empresa que desenvolveu uma super-máquina, a Omniprocessor. Desenvolvida pela empresa Janicki Bioenergy, que recebeu recursos da Fundação Bill & Melinda Gates, a máquina transforma excrementos humanos em água potável.
OK. Mas como isso é possível? Segundo a empresa, o equipamento aquece a matéria a uma temperatura de 1.000ºC para extrair sua água. Depois, esta é submetida a outros tratamentos sofisticados para se tornar potável. Outras empresas já utilizam material orgânico como alternativa para geração de biocombustível. Há exemplos de ônibus que são movidos com a mesma fonte dejeta de energia, por assim dizer. Para provar que a água é realmente apropriada para consumo,
Gates a provou e mostrou em vídeo divulgado pelo blog “The Gates Notes”, do próprio empresário. E não só ele. Ao entrevistar Gates, o apresentador Jimmy Fallon foi “desafiado” a descobrir qual de dois copos de água era feito com a tecnologia da Omniprocessor. O resultado, como era de se esperar, é bem divertido. Confira o vídeo abaixo. A invenção tem como objetivo levar água potável à milhares de pessoas que não tem acesso à ela, evitando assim doenças causadas pela água contaminada.
A expectativa é que a Omniprocessor entre em operação em breve no Senegal.
No vídeo Bill Gates e Jimmy Fallon bebem da água
Leia também:
Sátiro de Amora satiriza a fabricação de água via cocô >>>
Em Panorama, fezes a céu aberto incomodam moradores do bairro São Francisco >>>