De cara, já vimos que havia algo errado na história. Para além da mensagem (que tem as principais características de boatos online), uma legenda logo no início do vídeo entrega a farsa. Nela, aparecem as seguintes palavras: “A Gente Vai Embora… Sérgio Cursino”.
Essa informação deixa três hipóteses no ar: 1) O dono da pousada é o Sérgio Cursino. 2) O dono da pousada gravou um vídeo escrito por Sérgio Cursino. 3) A mensagem que circula online é falsa.
As respostas começam a aparecer quando buscamos pelo nome do dono da pousada que morreu em Brumadinho. O nome dele era Márcio Mascarenhas. Isso elimina a hipótese de que a pessoa que morreu era o Sérgio Cursino.
A segunda hipótese é eliminada por mais dois fatores. O primeiro é que Márcio Mascarenhas não se parece com a pessoa do vídeo. O segundo é que, ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que a pessoa do vídeo é o próprio Sérgio Cursino. Assista à postagem original:
Ao buscar por mais informações na página de Cursino no Facebook, que é jornalista e professor da UFRJ, achamos um desmentido, na medida do possível, bem-humorado: “COMUNICADO Sou o morto mais saudável do Brasil. E vivo”, disse.
Resumindo: a história que aponta que o dono da pousada de Brumadinho gravou um vídeo sobre desapego com o título “a gente vai embora” é falsa. O autor do texto e narrador do vídeo é o jornalista Sérgio Cursino, que está muito saudável e vivo.
Postado no Boatos.org - Vídeo recebido via WhatsApp
Veja o vídeo com o desmentido clicando aqui >>>
Postado no Boatos.org - Vídeo recebido via WhatsApp
Veja o vídeo com o desmentido clicando aqui >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário